Torateinu

Nm 22:2 - 25:9   Mq 5:6 - 6:8   1Co 1:20-31   Sl 79



HAFTARA DE BALAC

Mq 5:6(7) - 6:8


Mq 5
7 O restante de Jacó estará no meio de muitos povos, como orvalho do ETERNO, como chuvisco sobre a erva, que não espera pelo homem, nem depende dos filhos de homens.
8 O restante de Jacó estará entre as nações, no meio de muitos povos, como um leão entre os animais das selvas, como um leãozinho entre os rebanhos de ovelhas, o qual, se passar, as pisará e despedaçará, sem que haja quem as livre.
9 A tua mão se exaltará sobre os teus adversários; e todos os teus inimigos serão eliminados.
10 E sucederá, naquele dia, diz o ETERNO, que eu eliminarei do meio de ti os teus cavalos e destruirei os teus carros de guerra;
11 destruirei as cidades da tua terra e deitarei abaixo todas as tuas fortalezas;
12 eliminarei as feitiçarias das tuas mãos, e não terás adivinhadores;
13 do meio de ti eliminarei as tuas imagens de escultura e as tuas colunas, e tu já não te inclinarás diante da obra das tuas mãos;
14 eliminarei do meio de ti os teus postes-ídolos e destruirei as tuas cidades.
15 Com ira e furor, tomarei vingança sobre as nações que não me obedeceram.

Mq 6
1 Ouvi, agora, o que diz o ETERNO: Levanta-te, defende a tua causa perante os montes, e ouçam os outeiros a tua voz.
2 Ouvi, montes, a controvérsia do ETERNO, e vós, duráveis fundamentos da terra, porque o ETERNO tem controvérsia com o seu povo e com Israel entrará em juízo.
3 Povo meu, que te tenho feito? E com que te enfadei? Responde-me!
4 Pois te fiz sair da terra do Egito e da casa da servidão te remi; e enviei adiante de ti Moisés, Arão e Miriã.
5 Povo meu, lembra-te, agora, do que maquinou Balaque, rei de Moabe, e do que lhe respondeu Balaão, filho de Beor, e do que aconteceu desde Sitim até Gilgal, para que conheças os atos de justiça do ETERNO.
6 Com que me apresentarei ao ETERNO e me inclinarei ante o D-us excelso? Virei perante ele com holocaustos, com bezerros de um ano?
7 Agradar-se-á o ETERNO de milhares de carneiros, de dez mil ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto do meu corpo, pelo pecado da minha alma?
8 Ele te declarou, ó homem, o que é bom e que é o que o ETERNO pede de ti: que pratiques a justiça, e ames a misericórdia, e andes humildemente com o teu D-us.