Torateinu

Gn 12:1-17:27   Is 40:27-41:16   Rm 4:1-25   Sl 110



HAFTARAH DE LECH LECHA

IS 40:27-41:16


Is 40
27 Por que, pois, dizes, ó Jacó, e falas, ó Israel: O meu caminho está encoberto ao ETERNO, e o meu direito passa despercebido ao meu D-us?
28 Não sabes, não ouviste que o D-us ETERNO, o ETERNO, o Criador dos fins da terra, nem se cansa, nem se fatiga? Não se pode esquadrinhar o seu entendimento.
29 Faz forte ao cansado e multiplica as forças ao que não tem nenhum vigor.
30 Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem,
31 mas os que esperam no ETERNO renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.

Is 41
1 Calai-vos perante mim, ó ilhas, e os povos renovem as suas forças; cheguem-se e, então, falem; cheguemo-nos e pleiteemos juntos.
2 Quem suscitou do Oriente aquele a cujos passos segue a vitória? Quem faz que as nações se lhe submetam, e que ele calque aos pés os reis, e com a sua espada os transforme em pó, e com o seu arco, em palha que o vento arrebata?
3 Persegue-os e passa adiante em segurança, por uma vereda que seus pés jamais trilharam.
4 Quem fez e executou tudo isso? Aquele que desde o princípio tem chamado as gerações à existência, eu, o ETERNO, o primeiro, e com os últimos eu mesmo.
5 Os países do mar viram isto e temeram, os fins da terra tremeram, aproximaram-se e vieram.
6 Um ao outro ajudou e ao seu próximo disse: Sê forte.
7 Assim, o artífice anima ao ourives, e o que alisa com o martelo, ao que bate na bigorna, dizendo da soldadura: Está bem feita. Então, com pregos fixa o ídolo para que não oscile.
8 Mas tu, ó Israel, servo meu, tu, Jacó, a quem elegi, descendente de Abraão, meu amigo,
9 tu, a quem tomei das extremidades da terra, e chamei dos seus cantos mais remotos, e a quem disse: Tu és o meu servo, eu te escolhi e não te rejeitei,
10 não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou o teu D-us; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a minha destra fiel.
11 Eis que envergonhados e confundidos serão todos os que estão indignados contra ti; serão reduzidos a nada, e os que contendem contigo perecerão.
12 Aos que pelejam contra ti, buscá-los-ás, porém não os acharás; serão reduzidos a nada e a coisa de nenhum valor os que fazem guerra contra ti.
13 Porque eu, o ETERNO, teu D-us, te tomo pela tua mão direita e te digo: Não temas, que eu te ajudo.
14 Não temas, ó vermezinho de Jacó, povozinho de Israel; eu te ajudo, diz o ETERNO, e o teu Redentor é o Santo de Israel.
15 Eis que farei de ti um trilho cortante e novo, armado de lâminas duplas; os montes trilharás, e moerás, e os outeiros reduzirás a palha.
16 Tu os padejarás, e o vento os levará, e redemoinho os espalhará; tu te alegrarás no ETERNO e te gloriarás no Santo de Israel.