Torateinu

Ex 18:1-20:26   Is 6:1-7:6; 9:5-6   Mt 5:17-32   Sl 19



YITRO

Ex 18:1 - 20:26

Ex 18
1 Ora, Jetro, sacerdote de Midiã, sogro de Moisés, ouviu todas as coisas que D-us tinha feito a Moisés e a Israel, seu povo; como o ETERNO trouxera a Israel do Egito.
2 Jetro, sogro de Moisés, tomou a Zípora, mulher de Moisés, depois que este lha enviara,
3 com os dois filhos dela, dos quais um se chamava Gérson, pois disse Moisés: Fui peregrino em terra estrangeira;
4 e o outro, Eliézer, pois disse: O D-us de meu pai foi a minha ajuda e me livrou da espada de Faraó.
5 Veio Jetro, sogro de Moisés, com os filhos e a mulher deste, a Moisés no deserto onde se achava acampado, junto ao monte de D-us,
6 e mandou dizer a Moisés: Eu, teu sogro Jetro, venho a ti, com a tua mulher e seus dois filhos.
7 Então, saiu Moisés ao encontro do seu sogro, inclinou-se e o beijou; e, indagando pelo bem-estar um do outro, entraram na tenda.
8 Contou Moisés a seu sogro tudo o que o ETERNO havia feito a Faraó e aos egípcios por amor de Israel, e todo o trabalho que passaram no Egito, e como o ETERNO os livrara.
9 Alegrou-se Jetro de todo o bem que o ETERNO fizera a Israel, livrando-o da mão dos egípcios,
10 e disse: Bendito seja o ETERNO, que vos livrou da mão dos egípcios e da mão de Faraó;
11 agora, sei que o ETERNO é maior que todos os deuses, porque livrou este povo de debaixo da mão dos egípcios, quando agiram arrogantemente contra o povo.
12 Então, Jetro, sogro de Moisés, tomou holocausto e sacrifícios para D-us; e veio Arão e todos os anciãos de Israel para comerem pão com o sogro de Moisés, diante de D-us.
13 No dia seguinte, assentou-se Moisés para julgar o povo; e o povo estava em pé diante de Moisés desde a manhã até ao pôr-do-sol.
14 Vendo, pois, o sogro de Moisés tudo o que ele fazia ao povo, disse: Que é isto que fazes ao povo? Por que te assentas só, e todo o povo está em pé diante de ti, desde a manhã até ao pôr-do-sol?
15 Respondeu Moisés a seu sogro: É porque o povo me vem a mim para consultar a D-us;
16 quando tem alguma questão, vem a mim, para que eu julgue entre um e outro e lhes declare os estatutos de D-us e as suas leis.
17 O sogro de Moisés, porém, lhe disse: Não é bom o que fazes.
18 Sem dúvida, desfalecerás, tanto tu como este povo que está contigo; pois isto é pesado demais para ti; tu só não o podes fazer.
19 Ouve, pois, as minhas palavras; eu te aconselharei, e D-us seja contigo; representa o povo perante D-us, leva as suas causas a D-us,
20 ensina-lhes os estatutos e as leis e faze-lhes saber o caminho em que devem andar e a obra que devem fazer.
21 Procura dentre o povo homens capazes, tementes a D-us, homens de verdade, que aborreçam a avareza; põe-nos sobre eles por chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez;
22 para que julguem este povo em todo tempo. Toda causa grave trarão a ti, mas toda causa pequena eles mesmos julgarão; será assim mais fácil para ti, e eles levarão a carga contigo.
23 Se isto fizeres, e assim D-us to mandar, poderás, então, suportar; e assim também todo este povo tornará em paz ao seu lugar.
24 Moisés atendeu às palavras de seu sogro e fez tudo quanto este lhe dissera.
25 Escolheu Moisés homens capazes, de todo o Israel, e os constituiu por cabeças sobre o povo: chefes de mil, chefes de cem, chefes de cinqüenta e chefes de dez.
26 Estes julgaram o povo em todo tempo; a causa grave trouxeram a Moisés e toda causa simples julgaram eles.
27 Então, se despediu Moisés de seu sogro, e este se foi para a sua terra.

Ex 19
1 No terceiro mês da saída dos filhos de Israel da terra do Egito, no primeiro dia desse mês, vieram ao deserto do Sinai.
2 Tendo partido de Refidim, vieram ao deserto do Sinai, no qual se acamparam; ali, pois, se acampou Israel em frente do monte.
3 Subiu Moisés a D-us, e do monte o ETERNO o chamou e lhe disse: Assim falarás à casa de Jacó e anunciarás aos filhos de Israel:
4 Tendes visto o que fiz aos egípcios, como vos levei sobre asas de águia e vos cheguei a mim.
5 Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então, sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos; porque toda a terra é minha;
6 vós me sereis reino de sacerdotes e nação santa. São estas as palavras que falarás aos filhos de Israel.
7 Veio Moisés, chamou os anciãos do povo e expôs diante deles todas estas palavras que o ETERNO lhe havia ordenado.
8 Então, o povo respondeu à uma: Tudo o que o ETERNO falou faremos. E Moisés relatou ao ETERNO as palavras do povo.
9 Disse o ETERNO a Moisés: Eis que virei a ti numa nuvem escura, para que o povo ouça quando eu falar contigo e para que também creiam sempre em ti. Porque Moisés tinha anunciado as palavras do seu povo ao ETERNO.
10 Disse também o ETERNO a Moisés: Vai ao povo e purifica-o hoje e amanhã. Lavem eles as suas vestes
11 e estejam prontos para o terceiro dia; porque no terceiro dia o ETERNO, à vista de todo o povo, descerá sobre o monte Sinai.
12 Marcarás em redor limites ao povo, dizendo: Guardai-vos de subir ao monte, nem toqueis o seu limite; todo aquele que tocar o monte será morto.
13 Mão nenhuma tocará neste, mas será apedrejado ou flechado; quer seja animal, quer seja homem, não viverá. Quando soar longamente a buzina, então, subirão ao monte.
14 Moisés, tendo descido do monte ao povo, consagrou o povo; e lavaram as suas vestes.
15 E disse ao povo: Estai prontos ao terceiro dia; e não vos chegueis a mulher.
16 Ao amanhecer do terceiro dia, houve trovões, e relâmpagos, e uma espessa nuvem sobre o monte, e mui forte clangor de trombeta, de maneira que todo o povo que estava no arraial se estremeceu.
17 E Moisés levou o povo fora do arraial ao encontro de D-us; e puseram-se ao pé do monte.
18 Todo o monte Sinai fumegava, porque o ETERNO descera sobre ele em fogo; a sua fumaça subiu como fumaça de uma fornalha, e todo o monte tremia grandemente.
19 E o clangor do shofar ia aumentando cada vez mais; Moisés falava, e D-us lhe respondia no trovão.
20 Descendo o ETERNO para o cimo do monte Sinai, chamou o ETERNO a Moisés para o cimo do monte. Moisés subiu,
21 e o ETERNO disse a Moisés: Desce, adverte ao povo que não traspasse o limite até ao ETERNO para vê-lo, a fim de muitos deles não perecerem.
22 Também os sacerdotes, que se chegam ao ETERNO, se hão de consagrar, para que o ETERNO não os fira.
23 Então, disse Moisés ao ETERNO: O povo não poderá subir ao monte Sinai, porque tu nos advertiste, dizendo: Marca limites ao redor do monte e consagra-o.
24 Replicou-lhe o ETERNO: Vai, desce; depois, subirás tu, e Arão contigo; os sacerdotes, porém, e o povo não traspassem o limite para subir ao ETERNO, para que não os fira.
25 Desceu, pois, Moisés ao povo e lhe disse tudo isso.

Ex 20
1 Então, falou D-us todas estas palavras:
2 Eu sou o ETERNO, teu D-us, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.
3 Não terás outros D-uses diante de mim.
4 Não farás para ti imagem de escultura, nem semelhança alguma do que há em cima nos céus, nem embaixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
5 Não as adorarás, nem lhes darás culto; porque eu sou o ETERNO, teu D-us, D-us zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até à terceira e quarta geração daqueles que me aborrecem
6 e faço misericórdia até mil gerações daqueles que me amam e guardam os meus mandamentos.
7 Não tomarás o nome do ETERNO, teu D-us, em vão, porque o ETERNO não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
8 Lembra-te do dia de sábado, para o santificar.
9 Seis dias trabalharás e farás toda a tua obra.
10 Mas o sétimo dia é o sábado do ETERNO, teu D-us; não farás nenhum trabalho, nem tu, nem o teu filho, nem a tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o forasteiro das tuas portas para dentro;
11 porque, em seis dias, fez o ETERNO os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o ETERNO abençoou o dia de sábado e o santificou.
12 Honra teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o ETERNO, teu D-us, te dá.
13 Não matarás.
14 Não adulterarás.
15 Não furtarás.
16 Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
17 Não cobiçarás a casa do teu próximo. Não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma que pertença ao teu próximo.
18 Todo o povo presenciou os trovões, e os relâmpagos, e o clangor do shofar, e o monte fumegante; e o povo, observando, se estremeceu e ficou de longe.
19 Disseram a Moisés: Fala-nos tu, e te ouviremos; porém não fale D-us conosco, para que não morramos.
20 Respondeu Moisés ao povo: Não temais; D-us veio para vos provar e para que o seu temor esteja diante de vós, a fim de que não pequeis.
21 O povo estava de longe, em pé; Moisés, porém, se chegou à nuvem escura onde D-us estava.
22 Então, disse o ETERNO a Moisés: Assim dirás aos filhos de Israel: Vistes que dos céus eu vos falei.
23 Não fareis deuses de prata ao lado de mim, nem deuses de ouro fareis para vós outros.
24 Um altar de terra me farás e sobre ele sacrificarás os teus holocaustos, as tuas ofertas pacíficas, as tuas ovelhas e os teus bois; em todo lugar onde eu fizer celebrar a memória do meu nome, virei a ti e te abençoarei.
25 Se me levantares um altar de pedras, não o farás de pedras lavradas; pois, se sobre ele manejares a tua ferramenta, profaná-lo-ás.
26 Nem subirás por degrau ao meu altar, para que a tua nudez não seja ali exposta.