Torateinu

Lv 9:1-11:47   2Sm 6:1-7:17   At 10:9-22,34,35   Sl 128



HAFTARAH DE SHEMINI

2Sm 6:1 - 7:17

2Sm 6
1 Tornou Davi a ajuntar todos os escolhidos de Israel, em número de trinta mil.
2 Dispôs-se e, com todo o povo que tinha consigo, partiu para Baalá de Judá, para levarem de lá para cima a arca de D-us, sobre a qual se invoca o Nome, o nome do ETERNO dos Exércitos, que se assenta acima dos querubins.
3 Puseram a arca de D-us num carro novo e a levaram da casa de Abinadabe, que estava no outeiro; e Uzá e Aiô, filhos de Abinadabe, guiavam o carro novo.
4 Levaram-no com a arca de D-us, da casa de Abinadabe, que estava no outeiro; e Aiô ia adiante da arca.
5 Davi e toda a casa de Israel alegravam-se perante o ETERNO, com toda sorte de instrumentos de pau de faia, com harpas, com saltérios, com tamboris, com pandeiros e com címbalos.
6 Quando chegaram à eira de Nacom, estendeu Uzá a mão à arca de D-us e a segurou, porque os bois tropeçaram.
7 Então, a ira do ETERNO se acendeu contra Uzá, e D-us o feriu ali por esta irreverência; e morreu ali junto à arca de D-us.
8 Desgostou-se Davi, porque o ETERNO irrompera contra Uzá; e chamou aquele lugar Perez-Uzá, até ao dia de hoje.
9 Temeu Davi ao ETERNO, naquele dia, e disse: Como virá a mim a arca do ETERNO?
10 Não quis Davi retirar para junto de si a arca do ETERNO, para a Cidade de Davi; mas a fez levar à casa de Obede-Edom, o geteu.
11 Ficou a arca do ETERNO em casa de Obede-Edom, o geteu, três meses; e o ETERNO o abençoou e a toda a sua casa.
12 Então, avisaram a Davi, dizendo: O ETERNO abençoou a casa de Obede-Edom e tudo quanto tem, por amor da arca de D-us; foi, pois, Davi e, com alegria, fez subir a arca de D-us da casa de Obede-Edom, à Cidade de Davi.
13 Sucedeu que, quando os que levavam a arca do ETERNO tinham dado seis passos, sacrificava ele bois e carneiros cevados.
14 Davi dançava com todas as suas forças diante do ETERNO; e estava cingido de uma estola sacerdotal de linho.
15 Assim, Davi, com todo o Israel, fez subir a arca do ETERNO, com júbilo e ao som de trombetas.
16 Ao entrar a arca do ETERNO na Cidade de Davi, Mical, filha de Saul, estava olhando pela janela e, vendo ao rei Davi, que ia saltando e dançando diante do ETERNO, o desprezou no seu coração.
17 Introduziram a arca do ETERNO e puseram-na no seu lugar, na tenda que lhe armara Davi; e este trouxe holocaustos e ofertas pacíficas perante o ETERNO.
18 Tendo Davi trazido holocaustos e ofertas pacíficas, abençoou o povo em nome do ETERNO dos Exércitos.
19 E repartiu a todo o povo e a toda a multidão de Israel, tanto homens como mulheres, a cada um, um bolo de pão, um bom pedaço de carne e passas. Então, se retirou todo o povo, cada um para sua casa.
20 Voltando Davi para abençoar a sua casa, Mical, filha de Saul, saiu a encontrar-se com ele e lhe disse: Que bela figura fez o rei de Israel, descobrindo-se, hoje, aos olhos das servas de seus servos, como, sem pejo, se descobre um vadio qualquer!
21 Disse, porém, Davi a Mical: Perante o ETERNO, que me escolheu a mim antes do que a teu pai e a toda a sua casa, mandando-me que fosse chefe sobre o povo do ETERNO, sobre Israel, perante o ETERNO me tenho alegrado.
22 Ainda mais desprezível me farei e me humilharei aos meus olhos; quanto às servas, de quem falaste, delas serei honrado.
23 Mical, filha de Saul, não teve filhos, até ao dia da sua morte.

2Sm 7
1 Sucedeu que, habitando o rei Davi em sua própria casa, tendo-lhe o ETERNO dado descanso de todos os seus inimigos em redor,
2 disse o rei ao profeta Natã: Olha, eu moro em casa de cedros, e a arca de D-us se acha numa tenda.
3 Disse Natã ao rei: Vai, faze tudo quanto está no teu coração, porque o ETERNO é contigo.
4 Porém, naquela mesma noite, veio a palavra do ETERNO a Natã, dizendo:
5 Vai e dize a meu servo Davi: Assim diz o ETERNO: Edificar-me-ás tu casa para minha habitação?
6 Porque em casa nenhuma habitei desde o dia em que fiz subir os filhos de Israel do Egito até ao dia de hoje; mas tenho andado em tenda, em tabernáculo.
7 Em todo lugar em que andei com todos os filhos de Israel, falei, acaso, alguma palavra com qualquer das suas tribos, a quem mandei apascentar o meu povo de Israel, dizendo: Por que não me edificais uma casa de cedro?
8 Agora, pois, assim dirás ao meu servo Davi: Assim diz o ETERNO dos Exércitos: Tomei-te da malhada, de detrás das ovelhas, para que fosses príncipe sobre o meu povo, sobre Israel.
9 E fui contigo, por onde quer que andaste, eliminei os teus inimigos diante de ti e fiz grande o teu nome, como só os grandes têm na terra.
10 Prepararei lugar para o meu povo, para Israel, e o plantarei, para que habite no seu lugar e não mais seja perturbado, e jamais os filhos da perversidade o aflijam, como dantes,
11 desde o dia em que mandei houvesse juízes sobre o meu povo de Israel. Dar-te-ei, porém, descanso de todos os teus inimigos; também o ETERNO te faz saber que ele, o ETERNO, te fará casa.
12 Quando teus dias se cumprirem e descansares com teus pais, então, farei levantar depois de ti o teu descendente, que procederá de ti, e estabelecerei o seu reino.
13 Este edificará uma casa ao meu nome, e eu estabelecerei para sempre o trono do seu reino.
14 Eu lhe serei por pai, e ele me será por filho; se vier a transgredir, castigá-lo-ei com varas de homens e com açoites de filhos de homens.
15 Mas a minha misericórdia se não apartará dele, como a retirei de Saul, a quem tirei de diante de ti.
16 Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será estabelecido para sempre.
17 Segundo todas estas palavras e conforme toda esta visão, assim falou Natã a Davi.